Programação 2019

Republicanismo e liberalismo na passagem da Idade Moderna para a Contemporânea

Organizadores

Professores do Núcleo de Estudos do Pensamento Político (NEPP) da UFSC: Jean Gabriel Castro da Costa; Ricardo Virgilino da Silva; Tiago Bahia Losso; Marcos Valente.

Período

2019

Resumo/Objetivos

Programa de leituras e debate em grupo organizado pelo Núcleo de Estudos do Pensamento Político (NEPP) da UFSC. Esta atividade é aberta à participação da comunidade externa à UFSC. Em 2019, o núcleo tem como objetivo pesquisar e debater a respeito das origens do liberalismo a partir da tradição republicana, com o objetivo de avaliar a transformação dos significados da liberdade, do comércio e das virtudes no vocabulário de pensadores da Renascença italiana e do século XVIII no Reino Unido, EUA e França.

Palavras-chave

Republicanismo, Liberalismo, Comércio, Liberdade, Virtude.

Público-alvo

Estudantes (graduação e pós-graduação) e membros da comunidade externa à UFSC

Contexto

Nos últimos anos, o Núcleo de Estudos do Pensamento Político (NEPP) tem se dedicado à pesquisa sobre o pensamento republicano. O acesso ao tema se deu a partir de estudos contemporâneos vinculados à história das ideias, especialmente aqueles conduzidos por pesquisadores associados à “Cambridge School”, como Quentin Skinner, John Pocock e Maurizio Viroli. A partir desse referencial, encontramos trabalhos atuais que procuram oferecer, a partir da tradição republicana, orientações normativas para a vida política contemporânea, com destaque para a obra de Philip Pettit. Confrontamos esses trabalhos com orientações teóricas alternativas, tais como a de Leo Strauss e de teóricos liberais. Nesse contexto, analisamos três grandes conjuntos de reflexões sobre a liberdade: neo-ateniense, neo-romana e liberal. No momento atual, discutimos as origens do liberalismo a partir da tradição republicana, com enfoque na transformação da compreensão da liberdade, do comércio e das virtudes em pensadores da Renascença italiana e do século XVIII.

Justificativa

A história das ideias é um sub-campo importante da teoria política contemporânea e o estudo das tradições do pensamento político pode nos auxiliar na compreensão do presente e pode oferecer recursos para a elaboração de orientações normativas a partir da ressignificação e atualização de reflexões feitas ao longo das tradições do pensamento político. Nesse campo de estudos, a pesquisa sobre o republicanismo tem sido bastante intensa nos últimos anos. Esclarecer e analisar as origens do liberalismo e sua relação com a tradição republicana certamente enriquecerá o repertório crítico de todos os envolvidos no projeto.

Objetivo Geral

Analisar a transformação das compreensões acerca da liberdade, do comércio e das virtudes em pensadores da Renascença italiana e do século XVIII.

 Metodologia

Programa de leitura e discussão em grupo.

Resultados esperados

Que os envolvidos no programa de leitura e discussão em grupo enriqueçam as suas compreensões acerca da história do pensamento republicano e das origens do liberalismo, incrementando os seus repertórios críticos para a avaliar o presente sob novas perspectivas e elaborar novas reflexões normativas. O projeto pretende contribuir para o debate de ideias, a formação de estudantes e para a produção de artigos acadêmicos nesta área de pesquisa.

Referências bibliográficas (outras referências serão indicadas no transcorrer das discussões)

MCCORMICK, John. The Cambridge School’s “Guicciardinian Moment” revisited. in: MCCORMICK, John. Reading Machiavelli. New Jersey: Princeton University Press, 2018.

SILVA, Ricardo. Desigualdade e corrupção no republicanismo de Maquiavel (no prelo)

WOTTON, Davis. Power, Pleasure and Profit: insatiable appetites from Machiavelli to Madison. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press, 2018.